Thursday, September 13, 2007

Doping (Os perigos da dopagem)

Além da ilegalidade, da batota, da falsidade e do engano, o doping é perigoso para o bem-estar físico e mental do atleta.
Uma amiga de longa data, disse-me um dia, que a nossa saúde, é como um livro de merceeiro. Quando vamos à mercearia (isto obviamente nos meios mais pequenos) e não temos dinheiro na carteira, pedimos aos merceeiro que aponte a nossa dívida. O nosso organismo, também vai apontando, os atentados que contra ele cometemos. E, tal como o nosso merceeiro, o nosso organismo, mais tarde ou mais cedo irá cobrar o montante em dívida.
Ainda há uns dias, assisti com choque, o que o uso de doping, pode provocar em atletas de alta competição. Nessa reportagem da SIC Notícias, foram inúmeros os testemunhos de familiares, amigos e das próprias vítimas do uso de substâncias dopantes em futebolistas da 1ª Divisão Italiana de Futebol. Vi rostos dilacerados pela dor, pela perda de familiares e amigos e ex-atletas, visivelmente degradados e destruídos com apenas 35 ou 40 anos de idade.
O uso de anfetaminas pode provocar excitação, insónias, taquicárdias, hipertensão, vertigens, tremor, emagrecimento, perturbações psíquicas com delírio, supressão de fadiga (Cuidado nestes casos) e MORTE por colapso.
O uso de inibidores da mono-amina-oxidase (IMAO) pode gerar episódios de hiper ou hipotensão, com implicações no equilíbrio psíquico.
No que concerne ao uso de morfina e outras substâncias similares, são comuns os problemas digestivos, cardíacos e mesmo a MORTE, por insuficiência respitarória.
Com o uso de corticóides poderão acontecer úlceras gastroduedunais, edemas, risco de diabetes e fracturas, atrofia muscular, difícil cicatrização, infecções, doenças virais (zona, varicela) e insuficiência renal.
Quanto ao uso de anabolizantes hormonais, este poderá provocar edemas, rotura de tendões, paragem do crescimento em atletas jovens, lesões osseas e aumento de agressividade. No homem pode provocar atrofia testicular e impotência e na mulher o aparecimento de pilosidade anormalmente exagerada e perturbação do ciclo mestrual.
A geração seguinte (filhas de atletas que se dopem com anabolizantes, durante a gravidez), podem nascer com hipertrofia do clitoris e fusão mais ou menos completa dos grandes lábios, naquilo a que em giria se chama a masculinização da mulher.
As auto-transfusões sanguíneas podem levar a embolias gasosas, tromboses cerebrais, destruíção brusca de globúlos vermelhos, ictrícia e hepatite.
Finalmente a estimulação com aparelhos eléctricos pode originar rotura de tendões, de músculos e irritação cutânea.

Friday, September 07, 2007

ESCOLA FUTEBOL CLUBE (Molelinhos)

Presto hoje uma humilde homenagem à equipa do Escola Futebol Clube de Molelinhos, equipa onde tive no passado o privilégio de colaborar. Foram apenas alguns meses, mas a admiração e carinho que nutro por todas as jogadoras (mesmo aquelas com quem não tive o prazer de trabalhar), fazem que além de amigo sempre disponível para as ajudar, sou um incondicional fã. Costumo referir-me às jogadoras como “as minhas meninas”. Sei que a amizade e carinho que tenho por todas é por muitas retribuído.
Esta homenagem, é também um grito de alerta para a gritante falta de apoios com que esta abnegada equipa luta. Não fora o empenho de meia dúzia de “carolas” e a imensa força de vontade de atletas, corpo técnico e clínico, já há muito o futebol feminino teria desaparecido do mapa do distrito de Viseu.
Sei, e reconheço, o sacrifício que muitas (para não dizer todas) passam para fazer aquilo que mais gostam que é jogar futebol. Privam-se do convívio da família, amigos, namorados para, domingo após domingo, encherem-nos de orgulho pelos resultados obtidos. Deslocam-se para treinos e jogos, a Molelinhos, vindas de paragens mais ou menos distantes como Mortágua, Viseu, Castro Daire e mesmo do vizinho distrito da Guarda. São amadoras na verdadeira ascensão da palavra. Mais ainda, pagam para treinar e jogar.
O Escola, detém actualmente mais jogadoras internacionais do que todas as outras equipas do distrito de Viseu em todos os escalões. Se a isto somarmos, aquelas atletas que já foram chamadas aos trabalhos da Selecção, mas que por superior decisão dos seleccionadores não vestiram a camisola das quinas, ficamos reduzidos a muito poucas atletas. Há qualidade, há talento, há dedicação e empenho. Faltam os apoios financeiros e também o reconhecimento dos órgãos de poder local. O Escola leva o nome de Molelinhos, de Tondela e de Viseu, aos quatros cantos deste rectângulo à beira mar plantado, como disse Tomaz Ribeiro e também além fronteiras com as “nossas” internacionais.
Da minha parte, tudo faço e tudo farei para apoiá-las sempre que da minha ajuda necessitarem. Sempre estive e estarei disponível para colaborar, dentro das minhas limitações.
Mas, uma equipa, nada mais é do que um conjunto de pessoas. E, é para essas que vai esta minha singela, humilde mas, justíssima homenagem. A poucas horas de iniciarem a disputa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, fica o desejo de que daqui por uns meses eu volte a este espaço, a homenagear-vos pela conquista do título Nacional que eu acredito seja possível.
Assim, acredito que este meu grito de alerta, faça com que os órgãos de poder local e o poder económico acordem da letargia em que permanecem e olhem para este grupo de atletas como um excelente veículo publicitário, quer de produtos e marcas como da nossa própria região.
O I Torneio de S. Mateus Womens Cup 2007, brilhantemente vencido pelo Escola, é mais uma das provas da qualidade destas atletas que não me canso de elogiar e jamais esquecerei.
Neide Simões – Simplesmente a melhor guarda-redes da actualidade em Portugal e certamente uma das melhores da Europa;






Sandrine – A menina nascida em terras gaulesas que paulatinamente conquistou o seu lugar ao sol;









Catarina Bernardes – Aquela a quem um dia apelidei de expresso da Corveira, joga com todo o coração dando tudo o que tem e o que não tem em prol da equipa. Das jogadoras para quem a dor não existe;
Chica Maia – A terna e doce Chiquinha, autêntico muro onde esbarram os ataques das adversárias. Provavelmente a melhor central de Portugal;






Babá – Embora não tenha tido o prazer de trabalhar com ela, é uma das jogadoras onde a classe se nota que está presente. Elogio a sua força de vontade, pois desloca-se do distrito da Guarda para ajudar a elevar bem alto o nome do nosso distrito;
Noémia – Quem não a conhece, dificilmente admitirá estar na presença de uma das mais talentosas jogadoras portuguesas. Tomaram muitos dos homens que jogam futebol federado, ter uma décima parte da sua classe;








Suelly – O exemplo da força de vontade, da abnegação e da entrega. Joga onde for preciso com a mesma classe. É responsável pela divulgação da sua equipa no ciberespaço;


Tânia – A Tânia é uma das mais injustiçadas jogadoras portuguesas. Devem-se contar pelos dedos de uma só mão, as jogadoras com maior qualidade do que ela. No entanto, tem passado “ao lado” da Selecção que brilhantemente representou no passado. Dos seus pés saem passes e remates teleguiados;
Ana Figueiredo - A Ucha, como é carinhosamente tratada pelos amigos, é de uma classe e de um talento só ao alcance de predestinados;






Leila – Mais uma jovem promessa do futebol feminino luso. Para mim, é já uma certeza. Acredito que este ano será chamada pela Seleccionadora Nacional. Com apenas 16 anos já demonstra uma maturidade dentro e fora de campo que a todos espanta;








Andreia Coimbra – O querer, a raça e a força de vontade, fazem com que nunca baixe os braços, tornando complicada a tarefa da equipa técnica na hora de tomar decisões;






Catarina Almeida – Outra das atletas do distrito da Guarda, que com sacrifício nos deixa honrados com a sua qualificada colaboração;










Joana Pinto – A mini-Deco, como é conhecida passeia classe e beleza pelos campos de Portugal. Não fossem as malfadadas lesões e um interregno de dois anos como praticante, a Joana hoje seria uma jogadora cobiçada pelas melhores equipas europeias.






Mikaela – Um caso sério de qualidade. Um diamante ainda por lapidar, devido à sua tenra idade. O tempo fará crescer o seu empenho e a sua qualidade irá triunfar. Acredito que dentro de seis a oito anos será simplesmente a melhor jogadora Nacional;
Catarina Regalo (Treinadora) – Subida a pulso da “menina” que um dia conheci como colaboradora da Associação de Futebol de Viseu. Hoje é uma treinadora com provas dadas e que acredito muitas alegrias dará ao Escola FC. Recordo que noutro escalão (Escolas Masculinos), foi campeã distrital conseguindo em quinze jogos “apenas” quinze vitórias;



Luís Pereira (Preparador Físico) – Dedicação, empenho e serenidade são os seus cartões de visita. Ele e a Catarina Regalo fazem uma excelente dupla. OU NÃO!
Outras jogadoras: Não falo das outras jogadoras do plantel, pois não tendo trabalhado com elas e nem as tendo visto jogar, não seria honesto opinar sobre elas. No entanto, só pelo facto de darem a cara e jogarem no Escola, também merecem a minha homenagem.

Nesta hora de homenagem, não poderia esquecer jogadoras já retiradas como:
Fani – Uma das melhores jogadoras que passaram pelo Escola e durante anos e anos a bandeira do clube;
Inês Matateu – A grande capitã, colocava em cada lance, a inteligência ao serviço da equipa;
Carla “Gil” – Um dos esteios da defesa. Uma líder por natureza e uma excelente jogadora;
Finalmente jogadoras actualmente afastadas mas que acredito (e espero regressem ao seio da equipa).
Susana Marques – A velocidade e a garra de uma das melhores “pontas-de-lança” que passaram pelo Escola;
Ângela Ferreira – A menina do sorriso permanente. Uma das melhores centrais de marcação de Portugal. Possuidora de uma técnica apurada, esta menina de olhos da cor do mar, encantou adeptos e convenceu o próprio Seleccionador Nacional que por diversas vezes a chamou.






Cristiana – A capitã da 1ª Selecção Distrital de Viseu, mesmo residindo a mais de 100Km de Molelinhos, jamais abandonou o sorriso. Também ela passeou beleza e classe pelos campos de futebol portugueses.
A todas sem excepção o meu bem haja pelo muito que têm feito por Molelinhos, por Tondela e por Viseu.
Jamais vos esquecerei.
Vosso amigo e fã,
João Carlos M. Vale (Bola5)
P.S. Agora digam lá se não é possível ser simultâneamente jogadora de futebol e uma mulher muito bonita? Disso não tenho dúvidas. As jogadoras do Escola FC são as mais belas jogadoras de Portugal.