Tuesday, November 13, 2007

Consulta on-line

Dou hoje início a uma nova rubrica em que pretendo dar resposta a questões que me são colocadas pelos leitores do blog. Sempre que não me for dada autorização expressa, o nome dos leitores será omitido.

O Leitor RMR colocou-me em 31/10/2007, o seguinte caso:
Boa noite Sr. João Carlos. Não sei se ainda se lembra de mim!? Falámos,via email, há uns meses devido a uma "hérnia inguinal do desportista", mas oque me traz aqui hoje é outro assunto:
Faz dia 4 de Novembro 2 meses que fiz um estiramento no adutor da coxaesquerda. Na altura (4 Setembro), parei uma semana por completo, e fizapenas corrida na 2ª semana pós lesão. Na 3ª semana fiz 2 treinos, mas comalgum desconforto e ardimento. Por essa altura fiz uma ecografia que nadaacusou (segundo o especialista seria uma inflamação na inserção do tendão noosso). Parei outra semana e...o ardimento e uma ligeira dor continua cá.Neste momento estou a treinar e a competir há 4 semanas, consigo jogar a100%, embora durante o esforço sinta algum desconforto. No dia seguinte apóstreino/jogo sinto uma ligeira dor e algum ardimento e assim ando há quase 2meses.Gostaria de saber o que me aconselha. Tenho dúvidas se deva fazer gelo(vasoconstrição) ou calor (vasodilatação). Normalmente no dia do jogo/treinofaço gelo... já tomei nimed, já tomei voltaren e continuo sempre na mesma.

O gelo é sempre aconselhável como analgésico. No entanto o presitir da dor pode induzir a existência de outro tipo de lesão nomeadamente uma fibrose. Seria de todo aconselhável fazer novo exame complementar de diagnóstico, nomeadamente uma ecografia, para melhor podermos analisar. Caso pretenda poderemos falar pessoalmente para melhor se poder “ver” a sua lesão. Para o efeito já lhe enviei os meus contactos para o seu email.

Do leitor J1989, recebi em 02/11/2007, o seguinte email:

Boa tarde senhor João, desde já queria felicita-lo pelo excelente blog quepossui, gostaria de lhe fazer uma pergunta que e a seguinte:
Chamo-me R… e no passado dia 13 de Outubro cai sobre o meu pé esquerdo fazendouma rotura de ligamentos. Desde então tenho ido todos os dias (exceptodomingo) a fisioterapia fazendo inúmeros tipos de tratamento, e certo queestou muito melhor, já ando sem muletas, já corro, tenho ainda algumasdores mínimas mas ainda as tenho. Mas uma das coisas que mais em preocupa é oinchaço que apesar de já ter desaparecido em grande parte, ainda esta umpouco inchado (a parte interior e exterior do tornozelo) em comparaçãocom o outro pé, tenho feito gelo todos os dias, podia me dizer quanto tempoe que o inchaço poderá levar a desaparecer por completo? Fico a espera deuma resposta, muito obrigado!

Caro amigo.
Antes de outro assunto, permita-lhe agradecer as amáveis palavras que me endereçou.
Para lhe poder dar uma resposta correcta teria necessidade de saber o tipo de rotura que teve (parcial?, total?), a zona e saber o tipo de tratamentos que está a efectuar. Certamente, o fisioterapeuta que lhe está a efectuar os tratamentos terá uma previsão mais correcta para lhe dar. Enviei-lhe para o seu email os meus contactos pessoais para que me possa contactar se assim o desejar.