Wednesday, January 09, 2008

Consulta on-line

Anonymous disse...
hey! gostei muito de ler este artigo. acontece que tenho outro tipo de lesão (tendinite) à mais de um ano e não sei o que fazer, porque me tem distanciado da actividade física. se alguem tiver algumas dicas, ou se o autor deste blog souber alguma coisa que me possa ajudar agradeço.meu email: bboylilcrazy_dfk@hotmail.com

Resposta:
A tendinite nada mais é do que a inflamação do tendão. Sugiro que fale com o seu médico para que lhe sejam efectuados exames complementares de diagnostico, nomeadamente uma ecografia, uma ressonância ou mesmo uma electromiografia, para que se possa saber com toda a certeza a origem dessa inflamação. Sem saber a origem é difícil indicar uma “cura”.

JOB disse...
Muito bom o post mesmo! Tive uma entorse desse tipo a uma semana, e desde que tive um entorse mal resolvido no joelho, aprendi a não confiar mais nos clinicos gerais, e procurar me informar sobre o assunto antes de ir a um especialista!Essa semana fui no ortopedista, que ao olhar meu pé, e recomendou 60 dias de repouso e gesso (realmente meu pé está feio), só que ao me levantar para ir ao banheiro ou beber agua, me da um dor terrivel na região do peito do pé... e a dor continua até q eu levante meu pé. Gostaria de saber se isso e normal...Grato!

Resposta:
Ao levantar-se o sangue (por efeito da gravidade) tem tendência a ir para a zona do pé. Daí, que quando o entorse acontece, se aconselha a elevação do membro. Sugiro que mantenha o membro engessado o mais possível (e sempre que possível) elevado. Quando à sua frase de não confiar nos clínicos gerais, permita-me que com todo os respeito que me merece, não concordar com ela. Como em todas as profissões há os bons e os menos bons.
THE FISIOMAN disse...
faça fisioterapia apenas com fisioterapeutas... NAO CORRA RISCOS DE SAUDE.INTÉ
Resposta:
Concordo em pleno consigo “the fisioman”. Faça fisioterapia com fisioterapeutas, enfermagem com enfermeiros, medicina com médicos, massagens com massagistas, nutrição com nutricionistas…
cynthia disse...
é a primeira vez que entro no seu blog, gostei bastante das informações...mas tenho duas perguntas..depois do entorse, o edema do tornozelo diminui, mas fica apenas um lugar inchado, como uma bolinha, bem em cima do tendão lesionado..porque?? e porque mesmo depois de desinchar, os movimentos voltarem, parar a dor, aparece um estalo ao fazer movimentos de rotação do tornozelo???
Resposta:
Cara Cynthia
Sugiro que fale com o seu médico de família para que este lhe prescreva exames complementares de diagnóstico como por exemplo uma ecografia para que se saiba qual a origem da dor. Provavelmente, e isto dito à distância e sem o real conhecimento da sua lesão, poderá tratar-se de um nódulo fibrótico que lhe provoca quer a dor quer o tal estalo.
Anonymous disse...
caro massagista....gostaria muito de saber qual a sua formação profissional??médico, fisioterapeuta, enfermeiro??grato...

Resposta:
Caro Anonymous.
Mesmo sem saber quem coloca a pergunta, respondo-lhe que sou o autor deste blog e como o nome indica sou massagista. Quanto à minha restante formação académica (ou não formação) não entendo a sua questão uma vez que não me recordo de alguma vez me ter arvorado de títulos como médico, fisioterapeuta ou enfermeiro.

A todos os leitores deste blog, informo que mantenho o meu endereço de email jcmvale@gmail.com à disposição das vossas questões e sugestões.