Tuesday, June 17, 2008

PARABÉNS RUCA

Presto neste meu/nosso blog, uma pequena, singela mas justíssima homenagem a um jovem atleta com quem tive o prazer de trabalhar durante mais de 5 anos. Foi meu atleta no Clube de Futebol “Os Repesenses” e nas Selecções Distritais de Futebol. Senhor de um pé esquerdo soberbo e de uma visão de jogo muito acima da média, fazem com que ele seja um dos melhores jogadores com quem já trabalhei e um dos melhores jogadores que já defenderam as cores das selecções distritais de Viseu. Mas a sua característica que o distingue dos outros jogadores, é a sua humildade. Mesmo sendo o melhor jogador da sua equipa ao longo dos anos, nunca perdeu a humildade. Excelente aluno, fiel às amizades, tem tudo para evoluir e tornar-se uma referência no futebol Nacional, assim a sorte o acompanhe.
Certamente não mais irei ser seu massagista pois os meus parcos conhecimentos não alcançam os níveis que o seu talento alcança. Acredito porém que se manterá a nossa amizade. Uma amizade que tenho com seu pai há cerca de 30 anos. Com ele começou à cerca de 6 anos. Recordo com saudades dos primeiros tempos de trabalho em comum. O pequeno Ruquinha, filho de um grande amigo meu, ali chegou para mais um treino da Selecção Distrital de Viseu. Pequeno e de óculos, mais parecia o Harry Porter. Tinha um ar de bom estudante, mas de jogador não parecia ter nada. Puro engano. Logo nos primeiros toques na bola, mostrou uma qualidade exemplar. Recordo com saudades as centenas/milhares de quilómetros que juntos fizemos. Fui "cumplice" na sua transferência para o Repesenses. O "meu minorca" cresceu, mas o seu coração permanece igual. Humilde, amigo e fiel às amizades. De lamentar que durante a sua ainda curta carreira, alguns “abutres” tenham tido atitudes que lhe poderiam ter encurtado a carreira ou mesmo dar-lhe um fim. No seu passado, houve quem nele visse a “galinha dos ovos de ouro”. É certo que o Ruca vale ouro, no entanto, a sua carreira e evolução ainda mal começou. Ajudar alguém é dar-lhe o carinho e o apoio quando ele precisa. O Ruca sempre foi honesto com os colegas, treinadores, departamento médico, dirigentes e adeptos. De lamentar que tenha havido quem com ele lidasse que não agisse da mesma forma. Permanecer na ideia de que no futebol “o que hoje é verdade, amanhã é mentira”, é viver na falsidade e ser mentiroso e falso compulsivamente.
Espero sinceramente que a sua carreira suba ainda mais. Depois do São Miguel do Outeiro, do Clube Atlético de Molelos, do Clube de Futebol “Os Repesenses” e do Beira Mar, surja um clube onde ele possa mostrar todas as suas qualidades e projectar ainda mais alto o seu nome. Acredito sinceramente que em breve poderá inclusive honrar todos os seus amigos ao vestir a camisola da equipa de todos nós.

Esteja onde estiver na próxima época, de uma coisa tenho a certeza: Jamais será transferido do coração dos seus verdadeiros amigos.
Por tudo o que tens dado aos teus verdadeiros amigos: OBRIGADO RUCA.