Thursday, April 09, 2009

PARABÉNS MENINAS

Eu vos agradeço, atletas do Escola Futebol Clube de Molelinhos, pelo muito que têm feito pelo “meu” concelho de Tondela. Eu, que nasci em terras ultramarinas e que com a precipitada descolonização vim parar as estas terras de besteiros que adoptei como minha. Aprendi a defender as nossas causas e as nossas cores, mesmo quando de Tondela sou um filho adoptivo.
Também eu no passado fui atleta de uma modalidade dita “marginal”. Também eu e os meus colegas, fomos vítimas da marginalização a que são votados todos aqueles que praticam um desporto diferente do chamado Desporto-Rei mas (há sempre um mas), praticado por homens.
Nos idos anos 80, foram muitas as meninas/mulheres que envergaram a camisola celeste e oiro do EFC. Também elas foram apelidadas com nomes que o pudor me impede de repetir.
Já nessa altura vos admirava, honrava e respeitava, meninas do EFC.
Recordo com saudade nomes como o da Fani, da Inês, da Tânia Maneira e da Teresa Marques, entre tantas, tantas outras.
Na época de 2004/05, tive o raro privilégio de, a convite do grande Álvaro Ascenção, colaborar convosco. E foi em conjunto convosco que sorri e vibrei nas vitórias, lamentei, chorei e cerrei os punhos nas derrotas.
Fi-lo no passado, faço-o hoje e sempre o farei. Quando me refiro a vós, refiro-me como “as minhas meninas”. Faço-o porque além da grande admiração e respeito que tenho por vós, tenho também carinho e amizade que se estende muito para lá da relação massagista-atleta.
Do actual plantel, tenho o privilégio e o orgulho de ser amigo do “mister” Luís Carlos, com quem já tive o prazer de trabalhar no passado e que sei o quanto vale e até onde pode ir.
Ao Sr. Carlos Maneira, ligam-me laços de amizade e de respeito com décadas. É um digno Presidente dessa prestigiada colectividade.
Das atletas que poderei dizer? Nada, pois todos as conhecem. Mas das minhas amigas que tenho no plantel, só posso dizer maravilhas.
Como posso esquecer o sorriso e a vontade da Neide; o querer e a perseverança da gaulesa Sandrine; da beleza e disponibilidade da Sueli; a presença e o comando da Chiquinha; os olhos azul-mar da minha “prima” Ângela; a incansável Ana “Uchita” Cristina; a Catarina o “expresso da Corveira”; a Leila com quem nunca trabalhei directamente, mas a quem me ligam grandes laços de amizade; a pequena-grande Micaela; a endiabrada Andreia e finalmente (que não é o mesmo que por fim), a enorme Tânia Almeida.
Para as outras atletas, com quem (ainda) não trabalhei, mas que de igual modo respeito e admiro, aqui deixo a minha singela homenagem. À Elsa Pinto por exemplo, mas também à Catarina Almeida e à fabulosa Barbara Pragana.
A todas vós sem excepção o meu bem-haja. Bem-haja esse, extensivo a todas aquelas fabulosas atletas que por razões diversas já não jogam no EFC. À Cristiana, à Susana Marques, à Noémia, à Joana Pinto, o meu eterno agradecimento pelo orgulho que me dão em ser vosso amigo.
Por fim, porque para mim foi “apenas” o primeiro de muitos títulos, os meus parabéns pela vossa vitória na Taça de Portugal. Nesta altura, não faltaram as justas e mais dignas homenagens. As minhas palavras são meras gotas de água no oceano que vocês merecem.
Tenho a convicção (e porque não dizer a certeza absoluta) que a conquista do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, será uma realidade a curto prazo.
Talvez seja o primeiro a falar neste assunto, mas certamente sou apenas um de muitos que acreditam que isso é possível.
Um só lamento, neste momento, para a falta de visão da Srª Seleccionadora Nacional em relação às jogadoras do EFC. Para quando a chamada à selecção da Leila (e porque não da Mikaela)? E para quando o regresso de atletas como a Chica, a Ângela, a Bárbara e as Catarinas?
A todas um beijo do vosso amigo “massagens”.
P.S. Lanço aqui um repto (leia-se petição), para que a Tânia Almeida, continue a envergar com o nível que sempre fez a camisola do EFC.