Wednesday, October 24, 2012

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA

A mesoterapia é uma técnica que consiste na administração de micro-injecções intradérmicas, com a aplicação de quantidades reduzidas de medicamentos naturais, em doses minúsculas directamente nos locais a tratar.
Para se ter uma ideia, a agulha aplicada tem apenas 4mm de comprimento, dos quais apenas cerca de 2mm penetram na pele.
A base da mesoterapia é a aplicação no local do problema (ou na zona mais próxima) de um produto natural. Esta pequena quantidade de produto, ao ser aplicada numa zona o mais próxima possível da zona a tratar, vai potenciar a sua acção, ao invés da administração de fármacos por via oral e/ou intra-muscular, em que é exigida uma maior quantidade de produto que assim se “perde” no organismo. Assim, as contra-indicações e os efeitos colaterais da mesoterapia são quase nulos.
 Aplicações:
Na estética: São imensamente satisfatórios os resultados obtidos em casos de obesidade, celulite, varizes, estrias, rugas, etc. Num dos casos por mim já tratados, conseguiu-se reduzir numa paciente o perímetro abdominal em cerca de 12cm, após 5 sessões de mesoterapia e outras tantas de massagens anti-celulíticas. Com a aplicação das técnicas de mesoterapia, é estimulada a lipólise (queimar gorduras), melhora a circulação linfática e sanguínea e promove a reabsorção e a diminuição do edema (drenagem).
A mesoterepia também promove a reestruturação dos tecidos.
Problemas musculo-esqueléticos: Redução da dor e da inflamação dos tecidos. Muito eficaz em caso de tendinites, tendinoses e dores articulares. Nestes casos a mesoterapia tem uma acção decontracturante, anti-inflamatória, anti-edamatosa e analgésica.

Uma vez que a aplicação é efectuada ao nível da derme, a uma pequena profundidade, o medicamente permanece mais tempo na matriz celular e passa para o sistema linfático local.
É de salientar que a derme não actua passivamente como um simples receptor de medicamentos pois possui uma acção moduladora e amplificadora dos seus efeitos.
 Produtos usados.
Embora haja quem utilize fármacos/químicos. Pessoalmente prefiro os produtos homeopáticos, por apresentarem menor risco de contra-indicações e um risco ainda menor de inter-acção nefasta com outros produtos.
Estes produtos homeopáticos possuem características, apirogénicas, estéreis e isotónicas (pois apresentam a mesma pressão osmótica que apresenta o sangue ou os fluídos extra-celulares)
Estas características fazem com que a mesoterapia seja uma técnica imensamente eficaz e totalmente segura.

3 comments:

Unknown said...

Boa noite. Acredita que a mesoterapia homeopática tem efeitos positivos nas estrias? De quantos por cento?
Obrigada

João Carlos said...

Boas tardes. Antes de mais peço desculpa pela demora da resposta. Com a mesoterapia homeopática obteem-se resultados fabulosos na redução das esterias, variando de caso para casa. Em muitos casos o resultado é quase total.

João Carlos said...

Cara Vanesa Santos. Caso queira entre em contacto comigo para o meu email: jcmvale@gmail.com