Tuesday, October 19, 2010

LUXAÇÃO DO OMBRO



O ombro é a articulação de todo o corpo humano que permite a maior amplitude de movimentos. Isso só é possível uma vez que a cabeça do úmero (cuja forma se assemelha a uma bola), encaixa na glenóide que tem a forma de uma concha.
Uma vez que a cabeça do úmero é maior do que a glenóide, quando é sujeita a esforços mais violentos pode esta articulação sofrer desvios e a cabeça umeral “desencaixar” da glenóide. Quando o úmero sai do seu encaixe normal, dá-se a luxação ou sub-luxação do ombro, dizendo-se na gíria que o ombro está luxado.
Exemplo disso, são as quedas em que a pessoa se apoia na mão. O contacto violento com o solo pode provocar a luxação do ombro. Outro exemplo é a queda sobre o ombro.
As luxações podem ser anteriores, posteriores ou para baixo, sendo que a luxação anterior é a que ocorre com mais frequência.
Quando a luxação é incompleta (quando apenas uma parte da articulação não está em contacto), denomina-se de subluxação.
Após uma luxação, a cápsula pode ficar frouxa e provocar outras luxações frequentes ainda que o esforço seja bem menor.
Quando ocorre a luxação, a pessoa sente uma dor intensa e incapacitante, podendo ocorrer ainda fraqueza muscular, edema e deformação da articulação.
Um terapeuta experiente, poderá recolocar a articulação de volta ao seu lugar.
Em todo o caso, a pessoa lesionada, deverá ser recorrer ao hospital para que lhe sejam efectuados exames complementares de diagnóstico (nomeadamente Rx e Ecografias) e ser observado por um ortopedista.
Após a redução (colocação do ombro no lugar) deve o paciente aplicar gelo 4 a 5 vezes por dia, durante cerca de 20 minutos. A crioterapia irá reduzir o edema e a inflamação além de diminuir a dor.
Depois do desaparecimento da dor, do edema e da inflamação, deve o paciente iniciar a fisioterapia, retornando gradualmente à actividade física, protegendo no entanto o ombro para evitar novas luxações.
Dedico este artigo à minha atleta Catarina Almeida que no dia 17/10/2010, sofreu uma luxação no seu ombro esquerdo. Que regresse depressa, todos nós sentimos a sua falta.

1 comment:

catarina said...

Obrigada :) .. também espero regressar em breve! muito obrigada novamente!