Friday, January 26, 2007

ACÇÃO DE FORMAÇÃO SOBRE NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS


No passado dia 23 de Janeiro, acedi ao honroso convite que me foi endereçado para dar uma pequena acção de formação (palestra) sobre Noções Básicas de Primeiros Socorros, à turma F, do 9º Ano da Escola EB 2,3 do Viso em Viseu.
Durante duas horas e meia, sem intervalo, por iniciativa dos próprios alunos, falei para uma plateia de 26 jovens (25 alunos e uma professora), de conceitos básicos de 1ºs Socorros. Notei interesse da parte de todos e vi nos seus olhos o entusiasmo por um assunto que em tempos idos foi disciplina do ensino secundário e hoje está arredia dos estabelecimentos de ensino. Devido ao pouco tempo de que dispunha tentei abordar de forma breve e sucinta os temas mais importantes como é o caso da Asfixia, Choque, Hemorragias e Envenenamentos.
Fiquei orgulhosamente honrado com o convite que me foi endereçado pela competente e simpatiquíssima Srª Profª Anabela que, infelizmente não pode assistir à formação, devido a outros afazeres da sua vida profissional. Ficou a promessa de voltar a repetir a experiência. Ficou também no ar a hipótese de dar uma formação aos funcionários e ao pessoal docente deste estabelecimento de ensino. Se for convidado para ministrar a formação direi: Presente.
Finalmente os votos de melhoras para a aluna a quem dei assistência antes da evacuação hospitalar e ainda um beijo à Margarida a minha “vitima” preferida.
Para todos os alunos da turma F do 9º ano da Escola EB 2,3 do Viso, os votos de um ano lectivo pleno de sucessos escolares e lembrem-se que estão a viver uma fase muito importante das vossas vidas. Serão vós os alicerces da nossa sociedade. São pessoas como o Tiago, o Amadeu, a Gisela e a Margarida que me fazem sentir orgulhoso de ser Português e de ter confiança no futuro.
A todos o meu eterno agradecimento.

João Carlos Vale

4 comments:

Anonymous said...

É de louvar atitudes como esta, quando cada vez mais o governo encerra unidades de saúde por isso é importante o conhecimento básico de cada um, pelo menos para aprendermos a não mexer na vitima ( algo de muito importante).
O Lobanense deixa aqui o convite ao Massagista para escrever um artigo semanal no nosso Blog.

João Carlos said...

Caro Lobanense.
Será c/ orgulho que irei tentar colaborar com um artigo semanal no vosso blog, que muito admiro pela sua concepção.
Deixo aqui o endereço do vosso blog

http:\\lobanense.blogs.sapo.pt

Anonymous said...

Olá João.

Daqui venho agradecer, em nome de todos, que não podem vir e comentar, a excelente acção de formação que nos foi fornecida. Todos adoramos, e ainda hoje falamos do assunto. Queria agradecer o facto de ter falado aqui sobre ela, e de ter falado sobre mim! :D

Em nome de todos, muito obrigada,

Margarida

João Carlos said...

Eu que tenho de agradecer a oportunidade que me deram. Continuo disponível para o que precisarem e à disposição para esclarecer as vossas dúvidas, seja aqui no blog seja pelo meu email.
Um beijo