Monday, March 12, 2007

FORMAÇÃO vs COMPETIÇÃO

(A alegria na formação é fundamental)

Muito se tem falado sobra a melhor forma de trabalhar com os jovens atletas. O trabalho deve ser orientado no âmbito das escolas de formação ou, devemos incutir nestes jovens o espírito competitivo e ganhador.
É certo que todos nós gostamos de ganhar. E, neste prisma, talvez a competição seja a melhor das formas para se trabalhar os jovens. No início todos querem ser um novo Ronaldinho, um Beckham, um Figo ou um Cristiano Ronaldo.
Na minha modesta opinião, pese embora o facto de podermos conciliar as duas formas, devemos dar primazia à primeira: A Formação.
Primeiro o Homem – Pessoa e depois o Atleta – Competidor.
Sabemos que todo o ser humano é um desportista em potência e todos nós sabemos o quanto importante é a vertente do desporto no desenvolvimento bio-psico-socio-cultural dos jovens. No entanto, nos jovens de mais tenra idade (até aos 14/15 anos), o desporto deve ser encarado como um jogo onde o principal objectivo deve ser a transmissão de conhecimentos e gestos por parte de professores/treinadores e a aprendizagem dos referidos gestos e conhecimentos por parte do aluno/atleta.
Muitas vezes a má formação nos escalões mais jovens deve-se a uma absurda pressão de NÓS pais sobre os filhos. No entanto não será de excluir os pseudo-treinadores (muitas vezes dirigentes “à força” só porque foram atletas e/ou são pai de um atleta) que, nada sabem de preparação física e com o curso de “treinador de bancada” dão treinos absurdos e sem nenhum aproveitamento técnico/táctico.
Quanto aos pais, quantos, só porque os filhos fizeram uma finta, uma defesa ou marcaram um golo, julgam ter em casa um novo Maradona ou Eusébio. Um dos comentários mais ridículos que ouvi de um pai foi o de que preferia ter filhos com “inteligência” nos pés do que inteligência na cabeça. Sem comentários. O jovem deve crescer gradualmente na razão directa dos conhecimentos e capacidades adquiridos. Não deve em caso algum “queimar” etapas. Também sou pai de um jovem atleta que felizmente, encara o desporto como um hobbie e não como uma feroz competição. Ainda bem que lhe consegui incutir estes princípios. Ele, tal como eu, também gosta de ganhar. No ano transacto, ambos vibramos (mais eu do que ele) com a vitória no Campeonato Distrital de Escolas da Associação de Futebol de Viseu, após um campeonato 100% vitorioso (15 jogos – 15 vitórias).
Mas será que este ano em que o vejo a ser mais utilizado (de 25 minutos a época transacta para a quase totalidade dos minutos desta época), devo ficar triste e abatido pelo 5º ou 6ºlugar que vão conseguir? Não, não estou triste e muito menos abatido. Estou isso sim é orgulhoso do trabalho desenvolvido pelo Prof. Cliff, pela Profª Tânia Almeida e pela excelente treinadora de guarda-redes, a internacional A Neide Simões. Estes podem não ter conseguido conciliar a formação à competição e não ter atingido o lugar mais alto do pódio competitivo mas, foram certamente os campeões na educação, no carinho e na transmissão de conhecimentos aos jovens. Com eles o meu filho cresceu como homem e como atleta. Prefiro vê-lo no futuro como um homem que praticou desporto na sua juventude, do que o ver como um atleta acéfalo, cuja única cultura é a da competição e cujo vocabulário se resume a mais uma mão-cheia de impropérios com que vai presenteando os árbitros.
Felizmente o meu filho está num clube que me habituou a formar jovens e onde a única vedeta é a cruz de Cristo que ao peito ostentam.

7 comments:

Educar o sonho said...

Caro João Vale
Parabéns pelo blog. Ganhou mais um leitor e sempre que necessário cá estarei a questioná-lo sobre estes assuntos que tão bem domina.
um abraço
Vítor Santos

João Carlos said...

Caro Amigo
Será sempre uma honra contar com a sua presença em tão humilde blog. São pessoas como o amigo que tornam este blog mais interessante.
Volte sempre que puder e... obrigado.

Anonymous said...

joão tomara que todos os pais tivessem uma atitude tão positiva como por ex. teve o meu. sabes que comecei com jovens a minha carreira de treinador, tive i prazer de nesse ano trabalharmos juntos os 4 (leiria, carlitos eu e joão)curiosamente o bola cinco e o bola sete. sempre trabalhamos à vontade mas também nos preocupamos mais com a formação do que a competição, nesse ano conseguimos feitos que duvido que alguem consiga, nomeadamente separar os pais dos atletas enquanto no recinto desportivo do clube, hoje agradecem-nos temos alguns dos melhores jogadores na distrital de viseu e três atletas a disputarem a 3ª divisão nacional desde o seu primeiro ano de sénior. este é o feito que me deixa ser orgulhoso e ter muito orgulho em me deixarem servir um clube como o C.F. OS REPESESENS.
eu acompanho os escolas e os infantis que jogam no fontelo, inicialmente levava dois sobrinhos meus hoje vou sozinho porque eles lá não aprendem nada com a atitude dos pais. não percebo como é que um pai paga para o filho praticar desporto crescer saudável e claro criar ambições naquilo que é bom e depois dá um exemplo de mau desportista e de pouco fair play derivada às rivalidades e a má criação de palavras injuriosas para contra o sr árbito.
hoje em dia já se nasce com a podridão derivado aos exemplos dos fracos pais no futebol.

grande exibição do atleta luis filipe, defesa implacável que nem a um sénior se exigia... parabéns.

mister lage

João Carlos said...

Obrigado Mister pelas tuas sábias palavras, com as quais concordo na integra. Quanto ao atleta Luis Filipe (meu filho) está no desporto para se divertir e fazer aquilo que gosta: Jogar futebol. Eu como pai (e pode parecer absurdo e polémico) fiquei mais contente este ano com a carreira do meu filho (cuja classificação será um 5º ou 6º lugar) do que no ano transacto onde foi campeão após 15 jogos e 15 vitórias. Porquê? Simplesmente porque jogou mais tempo. Atenção, isto não é nenhuma critíca ao excelente trabalho desempenhado pelos técnicos da época transacta: Catarina Regalo, Óscar e Cliff que optaram preferencialmente pelo melhor dos 3 guarda-redes.
Uma vez mais só tenho de agradecer ao C.F. "Os Repesenses", por darem a oportunidade ao meu filho de praticar futebol na melhor escola do distrito.

Smg said...

concordo com o mister Lage! tomara muitos pais que tivessem uma atitude assim tão coerente e positiva não amigo joão? Estás em grande nos comentarios! estou a gostar de ler tudo o que é postado aqui ;)

Anonymous said...

caro sr joao foi um prazer trabalhar konsogo em repeses.
incrivel a forma digna e honesta de tar na vida.
obrigado por ser meu amigo.

João Carlos said...

Caro Mister Nuno Gualter.
Como é óbvio também tive muito prazer em trabalhar contigo e com treinadores da tua indole que humildemente irei homenagear na minha rúbrica "A Minha Homenagem"
É com orgulho que vejo que o meu blog ganhou mais um ilustre visitante. Obrigado pela tua amizade e pelos ensinamentos que me transmitis-te.