Wednesday, March 28, 2007

CÃIBRAS MUSCULARES


Um dos problemas que aflige atletas e os elementos dos departamentos médicos das colectividades nas pré-épocas são as incómodas e dolorosas cãibras musculares. Estas porém não são um problema exclusivo dos atletas afectando toda a população em geral especialmente os mais sedentários. Nos atletas, além da pré-época as cãibras surgem com maior frequência durante ou após um grande esforço e/ou em climas muito quentes.
Causas:
As principais causas são, quando a competição se desenrola em ambientes muito quentes e o organismo perde uma grande quantidade de líquidos. Esta perda exagerada de líquidos pode, além de provocar a desidratação, predispor o músculo a sofrer uma cãibra muscular, pese embora a inter-relação entre estes factores ainda não ser cientificamente conhecida. No entanto, a diminuição do glicogénio e a perda de sais minerais, podem contribuir para o aparecimento das referidas cãibras.
Podem contribuir para o aparecimento de cãibras, o calçado (incluindo meias e ligaduras elásticas) demasiado apertados, o acumular do ácido láctico nos músculos e as infecções.
Como prevenir o aparecimento das cãibras?
Deve o atleta efectuar um treino adequado ao exercício/competição seguinte, efectuando um prévio e correcto aquecimento e fazer o uso devido dos equipamentos auxiliares à sua actividade. Abro aqui um parentisis, para referir que os bálsamos e os cremes para massagens apenas ruborizam a pele, dando uma sensação de calor que apenas se verifica superficialmente, não provocando uma correcta vasodilatação dos vasos mais profundos.
Deve ainda o atleta ter um maior cuidado com a sua alimentação, não podendo em caso algum descorar a hidratação, recorrendo preferencialmente a água sem aditivos. Pode-se também recorrer a bebidas açucaradas com um com uma “pitada” de sal.
Tratamento:
Se a cãibra muscular for aguda deve o atleta interromper a actividade desportiva, contraindo o musculo que exerce um efeito oposto aquele que foi afectado. No caso mais vulgar nos futebolistas (cãibra muscular nos gémeos) deve-se puxar o pé para baixo (plantiflexão). Depois este deve ser elevado com enorme cuidado, com o joelho flexionado, até formar um ângulo de 90º com a perna (dorsiflexão). Todos estes movimentos devem ser efectuados com cuidando nunca forçando os músculos e sempre com o apoio do atleta lesionado. Nesta posição devem os gémeos serem massajados até à recuperação total do atleta.
No caso dos atletas sofrerem de cãibras com muita frequência, deve-se recorrer ao médico para que se possam fazer exames complementares.

1 comment:

Smg said...

Ora aqui está um belo artigo para qualquer desportista ler com muita atenção! AJUDA MUITO!!! E claro, é sempre bom informarmo-nos da maneira correcta e através da ajuda de quem sabe. ;) Obrigada pelas belíssimas palavras no blog do escola.