Tuesday, July 24, 2007

DESPORTISTAS EM FÉRIAS

Após uma época mais ou menos desgastante com dezenas de jogos e centenas de horas de treino, os atletas cumprem um período de férias, mais ou menos relaxante.
Se nos jogadores profissionais o período de férias é comum a todos os atletas (com excepção daqueles que se encontram ao serviço das Selecções Nacionais na disputa de campeonatos do Mundo, da Europa, etc), nos atletas amadores, nomeadamente aqueles que conhecemos dos escalões distritais do nosso futebol, o panorama é diametralmente o oposto.
O atleta amador, como é sabido, goza o seu período de férias de acordo com as suas possibilidades e a disponibilidade da entidade empregadora.
Se, entre o profissionais, o período de férias é quase coincidente a todos os atletas, nos amadores este mesmo período é distribuído (normalmente) entre os meses de Verão.
A forma como o atleta gozar as férias irá reflectir-se na pré-época e na incidência de lesões.
Um dos principais problemas com que se deparam os Departamentos Médicos é o peso. O período de Verão, é propício a exageros em termos nutricionais. O aumento do peso do atleta vai minorar o seu desempenho desportivo e majorar o risco de lesões.
Este aumento de peso, leva a que durante a pré-época, o atleta tenha mais dificuldades em executar os exercícios e se torne mais lento no executar dos movimentos durante os jogos. O cansaço também irá surgir com mais facilidade.
Ao se aperceber das dificuldades de uns atletas em relação aos outros, a equipa técnica toma as suas decisões sobre quem vai ser titular e quem vai ser suplente.
As férias, servem para que o atleta “recarregue as baterias” quer física, quer psicologicamente.
Então, o que deve fazer um atleta durante o seu período de férias?
a) Manter alguma actividade física regular com periodicidade diária. Noventa minutos de corrida e exercícios serão excelentes para a pré-época que se avizinha;
b) Manter uma correcta alimentação, evitando os abusos típicos das férias;
c) Cumprir rigorosamente o período de sono diário (oito a dez horas). Um período de sono inferior, será contra-producente no regresso à actividade;

No entanto, todo e qualquer atleta, deve evitar a todo o custo:a) Permanecer inactivo, durante o defeso;
b) Ter uma alimentação desregulada, pois como já foi dito nestas crónicas, o aumento de peso provoca maior esforço nos músculos e nas articulações;
c) Consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas em excesso, devido ao facto das bebidas alcoólicas serem hiper-calóricas;
d) Frequência durante longos períodos de tempo em ambientes impregnados de fumo.

Acima de tudo, as férias devem servir para descansar e para relaxar e não para estragar o que foi feito ao longo de uma época.

No comments: