Wednesday, April 18, 2007

MASSAGENS

Perde-se no tempo a origem da massagem. Acreditamos que desde sempre, existiu quem massaja-se e quem fosse massajado.
É algo que está presente nas nossas vidas, no nosso dia a dia e que de uma forma geral, todos nós apreciamos.
Sejam desportistas ou casais de namorados, sejam velhos, novos ou mesmo bebés, todos apreciam uma boa massagem.
A massagem pode ser relaxante, minorando ou mesmo fazendo desaparecer a tensão acumulada após um dia de trabalho, ou antes de uma competição onde “os nervos”, estejam “à flor da pele”.
A massagem pode ser igualmente revigorante e tonificante, estimulando músculos e tendões, preparando o “corpo” para o esforço.
Estes dois tipos de massagem (relaxante e revigorante) podem ser administrados por um massagista ou fazendo uma auto-massagem. Quando estamos com uma dor de cabeça, e com os dedos médio e indicador “massajamos” a zona temporal, estamos a auto-massajarmos.
A massagem é a mais pessoal das terapias. Implica uma estreita ligação entre o massagista e o massajado, visto haver um permanente contacto físico entre ambos. Talvez por isso, as massagens são muitas vezes vistas como práticas de índole sexual, onde por vezes o pudor, o desconhecimento e a desconfiança, impedem a boa prática de uma terapia, onde apenas os conhecimentos do massagista, aliado a “umas boas mãos” (saber de experiências feito), contam. A massagem, aplica óleos, gorduras e produtos sabonáceos, não recorrendo (na maioria dos casos) a fármacos. Contam mais vezes as “boas mãos”, do que quaisquer bálsamos ou pomadas anti-inflamatórias.
Será talvez esta uma das razões pela qual, já os chineses (cerca de 3000 AC) e os egípcios a praticavam.
Igualmente, os filósofos e os médicos gregos, já prescreviam esta terapêutica aos seus pacientes.

Objectivos da massagem

Na massagem, um dos objectivos é o revigorar ou relaxar, não só o corpo como também a mente.
A massagem revigorante, promove a renovação celular e ajuda a eliminar toxinas. Por sua vez, a massagem relaxante visa “amolecer” os músculos e articulações tensas, dando ao massajado uma completa sensação de bem-estar.
O nosso organismo, possui terminações nervosas ao longo de todo o corpo. Estas são estimuladas/relaxadas com a massagem. A massagem colabora também no aumento da circulação sanguínea, dando á pele, elasticidade e rigidez, retardando assim o aparecimento de rugas.
Nos músculos, com a massagem os nutrientes fundamentais ao sangue, circulam com eficácia melhorada. As luxações, entorses e cãibras, têm uma recuperação mais célere, se houver o recurso às técnicas de massagem.
No que concerne ao desporto, a massagem deve ser revigorante, antes da competição, treino ou exercício e relaxante após este, “acalmando” os músculos doridos.
Como é sabido da física, o calor dilata os corpos. A massagem, pelas suas características de fricção e ao “obrigar” o movimento de articulações e músculos, dilata os vasos sanguíneos. Assim o fluxo sanguíneo é aumentado, fazendo com que a circulação aumente o fluxo de linfa e de oxigénio, reduzindo assim o risco de infecções e de doenças.
A própria digestão é beneficiada. São melhorados os processos de assimilação e de eliminação, minorando problemas com a obstipação e flatulência. Uma massagem regular, é potenciadora de um melhorar da regulação digestiva.

No comments: