Sunday, April 01, 2007

A MINHA HOMENAGEM - 4


Nome Completo: Lino Emanuel Silva Pinto

Data de Nascimento: 30 de Janeiro de 1988

Clube Actual: Clube de Futebol “Os Repesenses”

Colectividades onde colaboramos: Selecções Distritais da Associação de Futebol de Viseu e Clube de Futebol “Os Repesenses”


L I N O


“Os Goleiros (guarda-redes), não ganham os jogos. Só perdem” “A posição do goleiro é tão má que no sítio onde joga nem a grama (relva) cresce”. (Duda Guennes – Jornalista e escritor brasileiro, autor das crónicas no jornal “A Bola” Meu Brasil Brasileiro e do livro com o mesmo nome)

Conheci o Lino Pinto, ainda ele era jogador da equipa de Lamego e nas selecções distritais já evidenciava uma superior classe que fazia com que atletas mais velhos fossem seus suplentes. Foi com ele que disputei o 1º torneio de sub 14 pela selecção distrital da A. F. Viseu, onde obtivemos o prémio que mais ambicionávamos: A Taça Disciplina. Recordo que dessa equipa fazia parte Tiago (o outro guarda-redes ) que mais tarde viria a ser jogador do Sport Lisboa e Benfica. Lino, sempre “camuflou” a sua pouca altura (para um guarda-redes) com uma classe invejável e com uma dedicação aos treinos que jamais havia visto noutro atleta. A segurança e orientações que transmite aos seus defesas, fazem com que todos os atletas que consigam jogam sintam uma enorme confiança nas suas actuações. No capítulo disciplinar é um jogador de uma educação extrema quer com os colegas, dirigentes e técnicos, quer com os adversários e com os árbitros. É um guarda-redes completíssimo. Sempre muito bem aconselhado pelo seu pai, também ele um antigo guarda-redes que no passado fez furor ao ser campeão nacional pelos Cracks de Lamego, ao lado de jogadores como o ex-benfiquista Álvaro Magalhães, Lino foi evoluindo a cada época, sendo actualmente (na minha modesta opinião) um dos melhores guarda-redes do distrito de Viseu. Sortuda e inteligente será a equipa que o contratar no final da presente época, uma vez que na época 2007/08, já será sénior.
Ao Lino, o meu mais profundo agradecimento pelas alegrias que me deu enquanto adepto e pelo pouquíssimo trabalho que me deu enquanto massagista.
Aqui fica a minha singela homenagem e um abraço do amigo.

1 comment:

scorpion8686 said...

jovem com grande carácter, com um futuro risonho, cheio de qualidades e potencialidades quer futebolísticas quer humanas.

um grande abraço lino

m. lage