Sunday, April 15, 2007

A MINHA HOMENAGEM 6



CATARINA REGALO


Nome Completo: Catarina Ferreira Regalo

Data de Nascimento: (desconhecida)

Clube Actual: Clube de Futebol “Os Repesenses”, Escola Futebol Clube (Molelinhos) e Selecção Distrital da Associação de Futebol de Viseu

Colectividades onde colaboramos: Clube de Futebol “Os Repesenses” e Selecção Distrital de Viseu




"Começa onde puderes, com o que puderes. Começa onde estás, mas começa. Nunca esperes uma situação perfeita para começar." (Ernst Schumacher)

A frase Ernst Schumacher que abre este breve texto de homenagem à Catarina Regalo é no fundo a história da sua ainda curta mas profícua carreira desportiva. Começou por orientar um pequeno grupo de meninas, nos jogos desportivos da cidade de Viseu. Quando nos primeiros dias de 2003, a Associação de Futebol de Viseu, resolveu criar a sua 1ª Selecção Distrital de sub-17 de Futebol Feminino, logo a Catarina foi chamada a colaborar. Dessa selecção de doze pioneiras que recordo com tanta saudade, quatro (Ângela, Chica, Cristiana e Neide), foram chamadas aos trabalhos da Selecção Nacional. Dessas quatro duas abandonaram momentaneamente o futebol devido aos estudos e as outras duas (Neide e Chica) continuam a dar seguimento ao excelente trabalho iniciado (e continuado) pela Catarina.
De forte personalidade, sempre se mostrou uma incondicional defensora das e dos atletas e interessada em evoluir nos seus conhecimentos técnico-tácticos na área do treino de futebol. Assim, foi com naturalidade que aceitou o meu convite (com o apoio da direcção, obviamente), para colaborar com uma dupla técnica (Nuno Santos e Prof. Luís Pereira) na orientação da equipa de juvenis do Clube de Futebol “Os Repesenses”. Inicialmente observando e aprendendo e pouco tempo depois incentivada pela referida equipa técnica, sendo mais interventiva e participante. Quando no final da época esta equipa se tornou campeã distrital, só com uma derrota no último jogo (onde já eram virtualmente campeões), a Catarina Regalo foi tratada como uma campeã de igual modo a todos os outros. Respeitada e acarinhada por todos os atletas, técnicos e dirigentes, criou laços profundos no clube que a levaram a outros voos, como o de integrar os quadros técnicos do clube. No ano passado, tive como pai, a honra de ver a Catarina a treinar uma equipa de Escolas, onde o meu filho era um dos atletas. No final da época, conseguiu conciliar aquilo que é mais difícil ao juntar a formação dos atletas enquanto desportistas e homens a um inegável espírito competitivo que levou a equipa dos Escolas do C.F.”Os Repesenses” a ser campeão ao fim de 15 jogos e 15 vitórias, facto segundo creio único no distrito de Viseu.
Este ano é treinadora do Escola Futebol Clube de Molelinhos, clube com o qual também já colaborei (ai que saudades), onde dirige um naipe de excelentes atletas já chamadas à Selecção Nacional como sejam: Ângela, Neide, Chica, Catarina Bernardes, Noémia, Ucha, Tânia Almeida e uma outra cujo nome não me ocorre.
A equipa do Escola por si (e por Quinjó) orientada, “arrisca-se” a obter o 3º lugar no campeonato Nacional da 1ª Divisão, certamente a melhor classificação de sempre de uma equipa do distrito de Viseu em Futebol.
E finalmente também uma verdade terá de ser dita. Quem gosta de futebol e de desporto, sabe o quão agradável é ver gente que alia a capacidade natural para orientar uma equipa de futebol a uma inegável beleza. Concordam comigo? OU NÃO?

2 comments:

Smg said...

Concordo plenamente!
A catarina veio implementar mais espirito de sacrificio dentro da equipa do efc e o facto é que tem conseguido tirar muitos bons resultados com o seu trabalho como treinadora. Nao quero tirar mérito ao Quijo, mas a Catarina tem feito muito pelo EFC e pelas jogadoras. Gosta do bom trabalho, do rigor, da eficácia... Sabe apoiar a equipa quando necessita, sabe tambem dar uns valente sermões quando não estamos a cumprir as nossas funções... Enfim, é uma grande mulher!ADORO quando ela se poe com aquela mitica frase do "AI que nervos" faz umas expressões engraçadas. Beijo Catarina, e desculpa qualquer coisa. ;)

Anonymous said...

Treinadora fantastica.. da tudo a uma jogadora, desde apoio kd necessário a grandes sermoes kdo os merecemos!!
É amiga... exigente... Procura o máximo de rigor=) a ekipa deve lhe muit!

Obrigado Catarina