Sunday, April 08, 2007

A MINHA HOMENAGEM - 5



Nome (in)Completo: Graça Lopes
Data de Nascimento: (desconhecida)
Clube Actual: Clube de Futebol “Os Repesenses”
Colectividades onde colaboramos: Clube de Futebol “Os Repesenses”







D. G R A Ç A L O P E S

«O escopro de milhões de anos arrancou-te à pedra bruta,
modelou-te em pormenor.
O sangue de milhões de homens, em ti, a ferver, se escuta.
A harmonia dos teus gestos foi revolta, treva e luta.
O perfume do teu corpo foi temperado em suor»
António Gedeão

Falar e homenagear neste humilde espaço a Srª D. Graça Lopes é, dar a voz a centenas de atletas que com ela privaram e simultaneamente homenagear todas as mulheres que de forma abnegada se dedicam de corpo e alma ao desporto, na sua vertente de dirigismo.
Quem passou e colaborou (ou colabora) na última década com o C.F.”Os Repesenses”, não pode esquecer a figura impar que é a D. Graça. Creio (se a memória não me trair) que só lhe falta ser treinadora de uma equipa. Nos jovens nota-se um carinho imenso por esta Senhora, carinho esse que lhes é retribuído. Conhece todos os actuais e antigos atletas pelo nome. É a primeira a incentivá-los e é também a primeira a repreendê-los por atitudes menos dignas. Num mundo tradicionalmente machista, é ela a figura materna fazendo com que (pelo menos em Repeses) os atletas pratiquem o futebol, evitando quando ela está presente (e são mais as vezes em que está presente do que aquelas em que está ausente), o aumentar do léxico ordinário e obsceno que infelizmente graça pelos campos de futebol do nosso País. Os pais dos jovens ficam profundamente descansados pois sabem que além da educação desportiva que lhes é transmitida pelos técnicos e dirigentes têm, o complemento da sua educação cívica na D. Graça Lopes. Eu, como pai de um dos muitos atletas que defendem as cores do C.F. “Os Repesenses” ficou orgulhoso e tranquilo com a sua presença.
O meu (nosso) muito obrigado D. Graça Lopes.

1 comment:

Anonymous said...

a minha segunda mae.sem ela o clube era muito mais pequeno.obrigado dona graça por tudo o k faz por nos treinadores mts beijos.
esta mulher merece tudo de bom.de mim tera sempre tudo e tantas vezes a voz dela nos da´força.obrigado dona graça