Sunday, April 29, 2007

A MINHA HOMENAGEM - 8



Nome completo: Sueli Marlene Santos Sousa Giestas
Data de nascimento: 20-02-1981
Nacionalidade: Portuguesa
Clube Actual: Escola Futebol Clube
Colectividade onde colaboramos: Escola Futebol Clube





S U E L I

G I E S T A S



Condecoro o presidente
e sabem por que razão?
Por ter dado a tanta gente
tanta condecoração!
António Aleixo


A quadra que hoje inicia esta homenagem aplica-se na perfeição à minha homenageada.
A Sueli é uma força da natureza e uma acérrima defensora de tudo o que ama. Creio não cometer nenhuma atrocidade se disser que em primeiro lugar no seu coração está o futebol, a sua equipa (Escola Futebol Clube) e as suas companheiras.
Ao longo destes anos, tem-se desmultiplicado em funções em prol do seu clube. Ajuda na preparação física, angaria fundos (tudo isto à semelhança das restantes jogadores) e até criou um blog para melhor divulgar o seu grande amor: O Futebol: Que me perdoe o seu namorado (meu amigo pessoal e homem cheio de sorte) mas está em segundo lugar na lista de preferências da Sueli.
Durante anos, criou-se um estereotipo de jogadoras de futebol, como sendo muito musculadas, masculinizadas e nada bonitas. Se isso é verdade para um pequeno número de jogadoras (e no Escola não há nenhuma), no caso da Sueli (e não só) a imagem é diametralmente oposta. Já o disse publicamente que se uma revista de modas, investisse nestas mulheres certamente conseguiriam aliar o desporto, a inteligência e uma estonteante beleza. Nesta área a Sueli, seria uma das mais bela representantes. Sei pelo muito que passou no seio da equipa, num passado ainda recente, fruto da inveja e da prepotência de alguém que não foi capaz de atingir o seu patamar.
Finalmente, quero deixar aqui, o meu testemunho do seu querer e vontade de jogar e vencer.
No ano em que colaborei com o Escola Futebol Clube, verificaram-se algumas mudanças de vulto. Saída de jogadoras de referência (Ana Santos e Fani) e entrada de jogadoras novas como a Noémia e a Joana Silva. Nesse ano a Sueli foi uma das “clientes” do improvisado Posto de Primeiros Socorros. Após um jogo onde tem uma queda aparatosa que obriga à sua substituição, a Sueli dá entrada na 2ª feira no Hospital S. Teotónio em Viseu, onde (desconheço o que lhe foi diagnosticado) lhe prescrevem 6 injecções de Profenid (analgésico) e 6 de Relmus (relaxante muscular) tendo-lhe sido dito que iria estar parada no mínimo de 3 semanas.
Quando na 3ª apareceu em minha casa, apoiada pelo sempre presente Nuno, também eu acreditei e repeti a previsão médica.
Ambos nos enganamos. As sua melhorias eram visíveis a cada dia que passava ao ponto de no domingo, se ter equipado (após a última das injecções) e ainda ter dado o contributo à sua equipa assim que foi chamada a fazê-lo, durante toda a 2ª parte do jogo.

2 comments:

Smg said...

Desde já o meu muito obrigado pelas palavras aqui descritas! Até não consigo arranjar palavras para responder e agradecer à altura.
Realmente foi uma fase menos boa essa de ter ido para o hospital mas graças à entrega do Sr João consegui recuperar a tempo de uma lesão que podia ter sido grave se não fosse ao hospital. Uma lesão grave na lombar! Paragem por muito tempo! Foi uma das lesões mais graves que tive até agora!
Sr. Joao obrigada pela amizade e pela ajuda que tem demontrado sempre que necessito. Obrigada por esta homenagem, nao merecia tanto assim!

Anonymous said...

A sueli é extraordinaria. Imaginar uma professora a dar-se tao bem com colegas k podem ser alunas dela. A Leila por exemplo..
Tem um caracter impressionante..