Wednesday, April 04, 2007

Porque aquecem os atletas?






Antes de qualquer actividade física, o organismo deve ser devidamente preparado. O aquecimento muscular é fundamental, não só para o majorar da qualidade e quantidade do exercício físico a praticar, bem como um prevenir o aparecimento de lesões.
Não só a preparação física se obtém com o aquecimento. Obtém-se igualmente o “aquecimento psicológico” (motivação).
O aquecimento (muscular e psicológico) esta condicionado por factores como sejam a motivação, experiência do atleta, espaço físico, temperatura e sobretudo o tipo de esforços a que o sistema muscular e suas ligações vão estar sujeitos e das condições do estado do terreno e climatéricas.
Este, deverá provocar o aumento da temperatura corporal, uma melhor oxigenação sanguínea, sem nunca atingir o ponto de saturação (fadiga).
Na maior dos casos, a sudação é um precioso indicador da proximidade ou mesmo do atingir da temperatura ideal e de um correcto aquecimento. Neste período, deve-se ter especial atenção às articulações e aos grupos musculares mais solicitados. O aquecimento de um basquetebolista é diferente com o do andebolista ou do futebolista. Mesmo nos praticantes da mesma modalidade, o aquecimento é diferenciado. No casos dos guarda-redes, os membros superiores devem ser “trabalhados” de forma diferente aos membros superiores dos defesas, médios ou avançados.
A duração do aquecimento está directamente relacionado com factores como altitude, a virilidade/violência dos exercícios a executar, do possível e eventual contacto físico. à idade do praticante e à temperatura ambiente.
O vestuário utilizado, deve ser adequado às condições climatéricas. Em caso de temperatura baixa, deverá o atleta aumentar a quantidade de roupa, fazendo o inverso em dias em que a canícula eleve o mercúrio nos termómetros. É igualmente aconselhável o uso do impermeável em dias de chuva.
Após o aquecimento, deve o atleta trocar o equipamento suado por um equipamento seco, pois se não o fizer os líquidos oriundos da sudação arrefeceram e com eles o próprio corpo do atleta.
O tempo que medeia, entre o final do aquecimento e o início da actividade, não deverá ser excessivamente extenso, para não haver o risco de arrefecimento corporal do atleta. Este intervalo é igualmente condicionado por factores como a temperatura ambiental.
Em modalidades, com um período de repouso entre duas ou mais partes, deverá ser previsto um re-aquecimento muscular, sem que este referido período de repouso, possa provocar (ou provoque) o arrefecimento do atleta.
O aquecimento, deverá ser sempre executado pelo próprio atleta, não devendo recorrer (por menores índices de eficácia), a métodos como a massagem ou aplicação supercial de calor. A aplicação de ambos os métodos e também aconselhado em alguns dos casos. Por exemplo, quando o período de aquecimento for insuficiente ou o período, entre o final do aquecimento e o início da actividade for demasiado longo, será correcto e benéfico, o recurso a massagens revigorantes, usando bálsamos de aquecimento.
Em muitos casos, a massagem, antes da competição, têm mais efeitos psicológicos do que efeitos físicos.
Convém não esquecer, que além do aquecimento muscular, deve o praticante ser “aquecido” psicologicamente. Ao entrar no balneário, o atleta deve ser motivado, para o desempenho da actividade que vai desenvolver (ou tentar desenvolver). Nesse momento, toda a sua concentração, capacidade e pensamento, devem estar direccionados para o que vai fazer e para o que lhe pedem para executar. Em desportos colectivos, os interesses pessoais devem ser colocados de parte, em prol dos interesses e objectivos do grupo de trabalho. Este deve funcionar como um todo. O “aquecimento psicológico” do grupo de trabalho é efectuado muitas vezes, com o chamar de valores, objectivos e metas, terminando quantas vezes com o chamado “grito de guerra”.
Tendo sempre em conta, a individualidade de cada atleta, deverá este por si, aquecer muscular e psicologicamente de acordo com as suas necessidades.
Por fim, poder-se-á dizer que o aquecimento muscular, cria a motivação para o esforço e o aquecimento psicológico é a própria motivação.

1 comment:

Smg said...

O aquecimento é fundamental para todos os atletas! è importante preparar-se de acordo com as suas necessidades para a prática que se sucede. Sim, é uma forma de evitar lesões mas, também, é uma forma de incentivar os atletas como o senhor joão diz. Não podemos abdicar de um bom aquecimento antes de qualquer prática desportiva! Parabens pelo artigo! Está Excelente!